duminică, 28 septembrie 2025
A consciência
Você pode dizer: 'Bem, a vida pode ser um sonho, mas não quero me machucar no sonho. Quero que meu sonho seja tranquilo e fácil. Quero ser feliz, harmonioso e saudável.' Se você pensa nesses termos, ainda não tem consciência do que é consciência.
A consciência transcende tudo isso. Consciência é harmonia divina. Nenhuma dessas coisas existe.
Eu sei que é difícil de entender. As piores coisas podem parecer acontecer ao "meu" corpo, aos "meus" assuntos, à "minha" vida, mas estou ciente de que não estão acontecendo. Não estou imaginando que não estão acontecendo. Não estou reprimindo. Não estou dizendo a mim mesmo: 'Robert, você precisa ver apenas o lado bom'. Está além de tudo isso. Não existe bem. Não existe mal. É liberdade total, libertação total.
Veja desta forma. Você tem uma ideia do que Deus é porque Deus está gravado na sua cabeça desde que você era criança. Você consegue imaginar Deus tendo medo de alguma coisa? Ou Deus passando por qualquer tipo de experiência? Ou Deus dizendo: 'Isto é bom, isto é ruim, isto é certo, isto é errado, prefiro isto do que aquilo?' Não há dualidade em Deus.
Portanto, o universo é a unidade suprema. Unidade suprema é outra palavra para harmonia divina. Está além de todos os conceitos e ideias preconcebidas. A mente humana não consegue compreendê-la.
Basta dizer que tudo está bem. É quando começamos a aquietar a mente que nos aproximamos cada vez mais dessa compreensão. É quando os pensamentos começam a parar, quando se acalmam, que nos tornamos mais conscientes de que tudo está bem e que a realidade chega até nós por si mesma.
Enquanto continuarmos nos identificando com o mundo e com as coisas deste mundo, nunca poderemos conhecer a verdade sobre nós mesmos.
E novamente você pode dizer: "Bem, eu tenho que funcionar no mundo. Tenho que trabalhar, tenho que ter uma família, tenho que cuidar dos meus interesses." Quem disse que não? Mas isso não tem nada a ver com você.
Você precisa entender que seu corpo cuidará de si mesmo. O sonho continuará por si só. Você fará tudo o que veio fazer nesta Terra, sem pensar nisso, sem tentar fazer algo acontecer, sem tentar endireitar nada neste mundo. É isso que quero dizer quando digo: "Seja você mesmo. Apenas seja você mesmo. Viva o eterno agora." Isso é ser você mesmo. Seja espontâneo. Permita que o mundo se desenvolva como deveria. Não julgue. Olhe para tudo o que é fresco e
novo, com admiração. Tenha reverência por toda a vida e pergunte a si mesmo: "Quem sou eu?". Então as coisas começarão a acontecer.
Robert Adams
10 de março de 1991
Abonați-vă la:
Postare comentarii (Atom)
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu